Escolher as músicas para cerimônias, sejam elas um casamento, uma boda ou uma celebração especial, sempre envolve uma série de aspectos: local do evento, repertório permitido, quantidade de entradas e escolha dos instrumentistas.
Normalmente, o número de músicas tocadas em cerimônias de casamento varia de acordo com o planejamento dos noivos e do local onde será realizada a celebração.
Quando a cerimônia acontece em igrejas, é importante que o casal verifique com a equipe pastoral quais são as condições definidas para a realização do evento.
Em geral, são tocadas em média doze músicas numa cerimônia, dependendo do número de entradas, da quantidade de casais de padrinhos, assinaturas e fotos no final da celebração.
ENTRADA DO NOIVO
Na entrada do noivo, sugerimos algo elegante e jovial. Para essa entrada, a música pode ser instrumental ou cantada, clássica ou popular.
ENTRADA DOS PAIS
Os pais, geralmente o pai do noivo e a mãe da noiva, entram juntos e aguardam pelos filhos no altar. Para essa entrada normalmente são sugeridas músicas mais tranquilas, que podem ser cantadas ou instrumentais.
ENTRADA DOS PADRINHOS
Na entrada dos padrinhos, a maioria do repertório musical pode ser utilizada, desde temas de filmes, músicas clássicas, populares ou outros estilos. Para este momento, são sugeridas músicas que ressaltam o amor, a amizade, que podem ser cantadas ou instrumentais.
ENTRADA DAS DAMINHAS, FLORISTAS E PAJENS
A entrada das daminhas, floristas e pajens é sempre um momento alegre e de descontração para os convidados. Para este momento, a música pode ser mais suave e pueril, instrumental ou cantada.
CLARINS E CLARINADAS
Algumas noivas gostam de anunciar sua chegada ao som de clarins e clarinadas, através de instrumentos de sopro com flâmulas personalizadas.
ENTRADA DA NOIVA
Para a entrada da noiva, um dos momentos mais esperados numa cerimônia, além da tradicional marcha nupcial, existem diversas opções musicais, desde temas de filmes, séries, músicas românticas, clássicas e populares.
SALMO
Em cerimônias religiosas, após as primeiras leituras, acontece o momento do Salmo, que pode ser lido ou cantado.
ACLAMAÇÃO DO EVANGELHO
Em cerimônias religiosas, logo após a leitura ou canto do Salmo, acontece o momento da Aclamação do Evangelho, que pode ser lido, instrumental ou cantado.
ENTRADA DAS ALIANÇAS
Para a entrada das alianças sugerimos músicas suaves, delicadas, que podem ser instrumentais ou cantadas.
BENÇÃO DAS ALIANÇAS
Para a benção sugerimos uma música instrumental mais tranquila, serena, pois é um momento mais solene.
VOTOS
Para o momento dos votos, sugerimos uma música mais tranquila, serena, que tenha relação com a história do casal.
COMUNHÃO
Para este momento religioso sugerimos escolher uma música que tenha significado, relação com a comunhão, normalmente são introspectivas, suaves, pois é um momento mais sereno e de conexão com o divino.
ASSINATURAS
Atualmente o momento das assinaturas é muito breve, na maioria das celebrações essa ocasião não requer música, apenas um fundo musical de curta duração.
CUMPRIMENTOS E FOTOS
Esse é um dos momentos mais festivos e sociais da cerimônia, quando o casal receberá os cumprimentos dos pais, padrinhos e, em algumas ocasiões, dos amigos. A maioria do repertório musical pode ser utilizada, desde temas de filmes, músicas clássicas, populares ou outros estilos.
SAÍDA DO CORTEJO
É chegada a hora de finalizar a cerimônia. A alegria deste momento é indescritível e normalmente são sugeridas músicas alegres, festivas, que podem ser instrumentais ou cantadas.
Seja qual for o seu evento, o grupo Benddita | Música para Celebrar está preparado para atender você com profissionalismo, qualidade e versatilidade.
Com um repertório musical amplo, eclético e sem restrições de estilos musicais, disponibilizamos as mais variadas formações musicais, além de equipamento de som profissional e moderno.